top of page

O que é Tight Lacing?

Laço apertado na sua tradução literal, é uma prática de modificação corporal feita através do uso diário do corset com o objetivo de reduzir a cintura definitivamente. É capaz de eliminar até 10cm ou mais na circunferência da cintura.

 

Os resultados variam de corpo para corpo. Cada corpo é único, justamente por isso o corset para treino deve obrigatoriamente ser feito sob medida.

 

O corset de tight lacing é uma peça de roupa estruturada e rígida capaz de modelar o tecido adiposo abdominal e as costelas flutuantes. Por isso o mesmo confere uma nova silhueta a quem usa frequentemente.

 

A redução das costelas flutuantes é permanente depois de praticar a técnica por um longo período. Pode levar aproximadamente um ano ou mais para fixar a medida da cintura. Tudo depende de como o corpo de cada pessoa responde ao treino. Uma pessoa que já fixou medidas só vai perder resultados do treino caso ganhe peso e gordura abdominal.

 

Apesar de modelar e reduzir medidas, praticar o tight lacing não te faz emagrecer. Algumas pessoas que aliam dieta, prática de exercícios e o tight lacing conseguem transformações corporais incríveis!

 

O que eu preciso para treinar o tight lacing de forma saudável?

Reduzir até 10cm de cintura usando apenas uma peça de roupa parece muito fácil. Mas não é bem assim. O tight lacing não é aconselhável para todas as pessoas e possuí alguns efeitos colaterais que podem variar de leves passando pelos graves até os fatais. Por isso esteja atenta para que seja um treino seguro.

       

      A saúde vem sempre em 1º lugar. Antes de você dar o pontapé inicial na prática, é preciso o aval de alguns médicos:

 

 -Ortopedista: Solicite um raio X. Se estiver tudo ok avance com o treino. Caso o exame apresente algum problema, conte ao médico o seu desejo de praticar o tight lacing e ele vai decidir se libera ou não.

-Angiologista: É o especialista que cuida das veias e vasos sanguíneos. Caso você tenha qualquer problema relacionado a circulação deve contar ao médico sobre a prática e saber se ele autoriza ou não.

 -Gastro: Se você sofre de algum problema de estômago ou refluxo deve consultar esse médico para saber se está liberada ou não para a prática.

 

P.S.: A maioria dos médicos não conhece a prática do tight lacing. Por isso, é fundamental que a candidata a lacer pesquise muito bem a respeito da técnica e seja capaz de explicar ao médico o que se trata. Não se contente com o que está escrito aqui nesse post. Isto é apenas um guia básico para quem quer treinar de forma segura. Pergunte as pessoas mais experientes e procure outras fontes de informação como blogues e vídeos.

 

Depois que todos os médicos liberarem, você pode começar a fazer abdominais. Sim!! Você vai precisar fazer no mínimo 300 abdominais por dia para compensar o tempo que seu abdome ficou imobilizado pelo corset.

 

“Mas meu instrutor da academia diz que não posso treinar o mesmo músculo todos os dias…”

 

Explica pro instrutor que se um músculo fica um longo período imóvel acaba tornando-se frágil, podendo até atrofiar. Se você vai colocar seu músculo do abdome para dormir dentro de um corset todos os dias por várias horas, esse músculo corre um alto risco de enfraquecer caso você não o exercite para compensar o tempo que ele esteve paralisado.

     

O resultado de um abdome frágil é flacidez, dores e problemas de saúde a longo prazo. Você não quer isso né? Além das abdominais, existem também os exercícios para lombar que não podem ser esquecidos. É preciso exercitar todos os músculos que ficam imobilizados durante o treino. E outro detalhe, nunca use o corset durante qualquer exercício. Ele é uma peça rígida e impede os movimentos do tronco.

     

Agora, se você já se sente psicologicamente preparada para realizar as 300 ABS diárias, já pode começar a pesquisar as grifes que confeccionam os corsets e eleger em qual vai encomendar o seu. E muita calma nessa hora. Não é qualquer corset que serve para o treino. O corset para tight lacing possui essas características:

 

  1. Ser feito sob medida.

  2. Confeccionado em um tecido muito resistente e prático para utilização diária (Sarja, gabardine, tela [algodão/poliéster] que confere a peça mais leveza e frescura para lugares mais quentes, crepe etc.)

  3. Revestido com várias camadas de tecido.

  4. Estruturado com busk barbatanas espiraladas ou ortopédicas em aço inox. São esses os reforços propositalmente feitos para que a peça aguente a pressão de ser apertada.

  5. Abrange apenas a área do tórax. Corsets que alcançam o busto não servem para o tight lacing.

 

Se o corset não cumprir todos esses quesitos listados a cima, ele não serve para o treino.

O valor de um corset para Tight lacing costuma girar em torno de R$280 a R$850,00 variando de acordo com as grifes e modelos. Tá caro? Se você acha que não pode pagar no momento esse valor por um corset, aconselhamos que espere a altura mais oportuna.

 Jamais treine com uma peça que não serve para tight lacing porque o prejuízo que você pode ter com a tua saúde é bem maior que um corset das grifes indicadas aqui no grupo.

 

Poderiamos ficar aqui escrevendo linhas e linhas sobre tight lacing, mas estamos chegando no fim deste post. Mais uma vez reforçamos que este não é o guia definitivo para a prática, mas sim um guia básico para quem quer começar com segurança. Aconselhamos que pesquisem e se aprofundem no tema. O nosso grupo está aqui para isso. Vamos aprofundar nossos conhecimentos do mundo lacer juntas!

 

Tight Lacing é um estilo de vida. Exige uma readaptação da sua rotina e muita paciência para esperar os resultados aparecerem. Para alguns vêm rápido, para outros demoram.

 

É um investimento financeiro, físico e emocional alto. Por isso é fundamental estarmos ligadas em uma comunidade de pessoas com o mesmo estilo de vida para superarmos as dificuldades, dúvidas, compartilhar anseios, inspirações e acima de tudo motivação.

 

Não estamos aqui praticando para agradar os outros e sim porque queremos construir o corpo que desejamos. Um corpo que faz parte da nossa identidade. Sim, corpo e identidade se constroem e somos prova disso!!

 

Texto: Layana Franco

Vídeo gravado pela moderadora Layana Franco, que resume os princípios fundamentais do Tight Lacing. 
bottom of page